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TDAH: o que é, quais os sintomas e como tratar

Isabelli Ferreira by Isabelli Ferreira
22 de outubro de 2024
in Doenças Emocionais, Saúde Mental
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Home Saúde Mental Doenças Emocionais

O TDAH é uma doença neurobiológica que afeta pessoas de todas as idades e se manifesta de maneira diferente em diferentes fases da vida. O TDAH pode afetar negativamente os resultados acadêmicos, profissionais e interações sociais, devido aos sintomas de desatenção, inquietação e impulsividade.

Compreendendo a natureza do TDAH

Estudos apontam que alterações nos neurotransmissores, particularmente na dopamina e noradrenalina, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do transtorno. Essas substâncias químicas são responsáveis por estabelecer conexões entre os neurônios na região frontal do cérebro, área associada à atenção, concentração e controle dos impulsos.

Prevalência e início precoce

Estima-se que o TDAH afete de 3% a 5% das crianças em idade escolar, com uma prevalência ligeiramente maior entre meninos. No entanto, é importante ressaltar que o transtorno não é exclusivo da infância. Embora os sintomas geralmente se manifestem antes dos 7 anos de idade, eles podem persistir na adolescência e vida adulta se não forem devidamente tratados.

Sintomas característicos em diferentes fases da vida

Crianças e adolescentes

Em crianças e adolescentes, os sintomas do TDAH são mais evidentes e incluem:

  • Agitação constante, inquietação e movimentação excessiva
  • Dificuldade em permanecer sentado e concentrado em atividades prolongadas ou repetitivas
  • Facilmente distraído por estímulos externos ou pensamentos internos
  • Esquecimento frequente de tarefas, materiais escolares e recados
  • Impulsividade, interrompendo conversas e agindo sem pensar
  • Dificuldade em se organizar e planejar atividades
  • Desempenho escolar inferior ao esperado para a capacidade intelectual

Adultos

Embora os sintomas de hiperatividade possam diminuir na idade adulta, outras manifestações do TDAH persistem, como:

  • Dificuldade em organizar e planejar atividades diárias
  • Estresse ao lidar com múltiplas tarefas e compromissos
  • Propensão a abandonar tarefas pela metade ou a trocar de atividade com frequência.
  • Necessidade de apoio de outras pessoas para lembrar de compromissos e obrigações.
  • Dificuldades nos relacionamentos pessoais e profissionais causadas por falta de atenção e comportamento impulsivo.

Tipos de TDAH

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV), o TDAH pode ser classificado em três tipos:

  1. TDAH com predomínio de desatenção: nesse caso, a desatenção é o sintoma predominante, manifestando-se em grandes dificuldades para manter o foco e a concentração.
  2. TDAH com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade: aqui, a hiperatividade e a impulsividade são os sintomas mais evidentes, com agitação motora excessiva e dificuldade em controlar impulsos.
  3. TDAH combinado: este tipo engloba tanto sintomas de desatenção quanto de hiperatividade/impulsividade, sendo o mais comum entre os indivíduos diagnosticados.

Comorbidades associadas ao TDAH

Pessoas com TDAH estão mais propensas a desenvolver outros transtornos psiquiátricos, conhecidos como comorbidades. Algumas das comorbidades mais comuns incluem:

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  • Transtornos de Aprendizagem
  • Uso abusivo de álcool e outras drogas (principalmente na adolescência)

Causas e fatores de risco

Embora as causas exatas do TDAH ainda não sejam totalmente compreendidas, várias teorias têm sido propostas:

Fatores genéticos

Estudos indicam que o TDAH tem uma forte componente genética, com uma maior incidência entre membros da mesma família. Mas é importante lembrar que a hereditariedade não é o único fator que determina o resultado.

Fatores neurológicos

Como mencionado anteriormente, alterações nos níveis de neurotransmissores, como a dopamina e a noradrenalina, estão intimamente ligadas ao desenvolvimento do TDAH. Essas substâncias desempenham um papel essencial na regulação da atenção, concentração e controle dos impulsos.

Fatores ambientais

Embora não haja consenso, algumas pesquisas sugerem que fatores ambientais, como exposição a toxinas, complicações durante a gravidez ou parto, e traumas na infância, podem aumentar o risco de desenvolver TDAH.

Diagnóstico e avaliação

O diagnóstico do TDAH é realizado por profissionais de saúde mental, como psiquiatras, psicólogos e neurologistas, com base em critérios estabelecidos pelo DSM-IV ou pela Classificação Internacional de Doenças (CID). O processo de avaliação envolve:

  • Entrevistas detalhadas com os pais ou responsáveis, professores e o próprio indivíduo
  • Observação do comportamento em diferentes ambientes (casa, escola, trabalho)
  • Avaliação do histórico de desenvolvimento e desempenho acadêmico/profissional
  • Testes psicológicos e neuropsicológicos, quando necessário
  • Exames médicos para descartar outras condições subjacentes

É importante ressaltar que o diagnóstico precoce e preciso é essencial para o tratamento do TDAH.

Tratamento multimodal

O tratamento do TDAH combina várias estratégias, como:

Medicação

Os medicamentos mais frequentemente indicados para o TDAH são os psicoestimulantes, como o metilfenidato (Ritalina) e a dextroanfetamina (Venvanse), que atuam regulando os níveis de neurotransmissores no cérebro, promovendo melhorias na atenção, concentração e controle dos impulsos. Em alguns casos, antidepressivos também podem ser utilizados.

Psicoterapia

A psicoterapia, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), é frequentemente recomendada em conjunto com a medicação. Ela ajuda os indivíduos a desenvolver estratégias para lidar com os sintomas do TDAH, melhorar as habilidades de organização e resolução de problemas, e fortalecer a autoestima.

Intervenções comportamentais

Técnicas comportamentais, como o reforço positivo e a modificação de comportamentos indesejados, podem ser implementadas em casa e na escola. Essas intervenções ajudam a estabelecer rotinas, limites e estruturas que facilitam o gerenciamento dos sintomas do TDAH.

Terapia ocupacional e fonoaudiologia

Dependendo das necessidades específicas do indivíduo, terapias ocupacionais e fonoaudiológicas podem ser indicadas para abordar habilidades motoras, de escrita, leitura e comunicação.

Orientação familiar e escolar

A orientação e educação para pais, professores e colegas de trabalho são fundamentais para promover um ambiente de apoio e compreensão, além de ajudar a implementar estratégias eficazes para lidar com o TDAH.

TDAH: entenda os principais sintomas e como lidar com o transtorno.
TDAH: entenda os principais sintomas e como lidar com o transtorno. Imagem: freepik

Técnicas para enfrentar o TDAH

Além do tratamento formal, existem várias técnicas e estratégias que podem ajudar as pessoas com TDAH a gerenciar seus sintomas de forma mais eficaz:

Organização e planejamento

  • Usar agendas, listas de tarefas e lembretes
  • Estabelecer rotinas e horários consistentes
  • Dividir tarefas maiores em pequenas etapas
  • Manter o espaço de trabalho organizado e diminuir as distrações

Gerenciamento do tempo

  • Usar temporizadores e alarmes para manter o foco
  • Priorizar tarefas e estabelecer prazos realistas
  • Evitar a procrastinação e manter-se motivado

Estratégias de estudo e aprendizagem

  • Usar técnicas de memorização e associação
  • Fazer pausas frequentes durante o estudo ou trabalho
  • Encontrar um ambiente de estudo tranquilo e livre de distrações
  • Solicitar acomodações razoáveis, quando necessário

Autocuidado e automonitoramento

  • Praticar técnicas de relaxamento e gerenciamento do estresse
  • Manter uma rotina de sono saudável
  • Fazer exercícios físicos regulares
  • Monitorar os sintomas e identificar gatilhos
Tags: Como saber se tenho TDAHo que é TDAH?
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Isabelli Ferreira

Isabelli Ferreira

Graduanda em LETRAS Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Redatora do Grupo Sena Online

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